Por isso escolhi este tema neste semestre, para relatar a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança.
Através da brincadeira, a criança aprende, amadurece e conhece o mundo.
Em uma Oficina que fiz este semestre na UFU, tinha como tema “Brincadeira é coisa séria”. E ali partilhamos, debatemos e até brincamos para nos situar na realidade da criança.
Mas afinal, o que a palavra BRINCAR traz de significado para nós?
Pegando no dicionário a palavra brincar, pude encontrar os seguintes significados: divertir-se, entreter-se com alguma coisa infantil, agitar-se, gracejar, etc.
A brincadeira nos permite olhar o mundo de forma diferente.
A criança se apropria da linguagem simbólica e recorre ao plano da imaginação. Ou seja, a criança se apropria de elementos da realidade e atribui a eles novos significados.
Para Piaget (1997), “a brincadeira infantil é uma assimilação quase pura do real ao eu, não tendo nenhuma finalidade adaptativa. A criança pequena sente constantemente necessidade de adaptar-se ao mundo social dos adultos.” Com esta vontade de adaptar-se ao mundo adulto, a criança brinca, assimila os acontecimentos do real, e incorpora para si novos conhecimentos, adaptando-se a novos estímulos. Por isso que é tão comum a imitação nas crianças. Ela imita tão bem o adulto que sua brincadeira de faz de conta se torna para ela “real”.
Para TOSTA (2010, p.27):
Os jogos, as brincadeiras e as atividades em grupo favorecem as trocas intelectuais, possibilitando à criança distinguir o ponto de vista dos outros do seu, o que ajuda a coordenar o seu próprio ponto de vista. As atividades em grupo estimulam a criança a sair de seu pensamento egocêntrico e promovem os relacionamentos baseados na cooperação, na coordenação de diferentes pontos de vista e na reciprocidade.
Podemos notar nas imagens a seguir a interação entre as crianças:
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