segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A brincadeira no desenvolvimento da criança




Brincar é uma atividade fundamental na vida de uma criança. É através das diversas formas de brincar que a criança se expressa, e mostra sua forma de ver o mundo.





Por isso escolhi este tema neste semestre, para relatar a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança.




Através da brincadeira, a criança aprende, amadurece e conhece o mundo.




Em uma Oficina que fiz este semestre na UFU, tinha como tema “Brincadeira é coisa séria”. E ali partilhamos, debatemos e até brincamos para nos situar na realidade da criança.




Mas afinal, o que a palavra BRINCAR traz de significado para nós?




Pegando no dicionário a palavra brincar, pude encontrar os seguintes significados: divertir-se, entreter-se com alguma coisa infantil, agitar-se, gracejar, etc.




A brincadeira nos permite olhar o mundo de forma diferente.




A criança se apropria da linguagem simbólica e recorre ao plano da imaginação. Ou seja, a criança se apropria de elementos da realidade e atribui a eles novos significados.




Para Piaget (1997), “a brincadeira infantil é uma assimilação quase pura do real ao eu, não tendo nenhuma finalidade adaptativa. A criança pequena sente constantemente necessidade de adaptar-se ao mundo social dos adultos.” Com esta vontade de adaptar-se ao mundo adulto, a criança brinca, assimila os acontecimentos do real, e incorpora para si novos conhecimentos, adaptando-se a novos estímulos. Por isso que é tão comum a imitação nas crianças. Ela imita tão bem o adulto que sua brincadeira de faz de conta se torna para ela “real”.




Para TOSTA (2010, p.27):




Os jogos, as brincadeiras e as atividades em grupo favorecem as trocas intelectuais, possibilitando à criança distinguir o ponto de vista dos outros do seu, o que ajuda a coordenar o seu próprio ponto de vista. As atividades em grupo estimulam a criança a sair de seu pensamento egocêntrico e promovem os relacionamentos baseados na cooperação, na coordenação de diferentes pontos de vista e na reciprocidade.










Podemos notar nas imagens a seguir a interação entre as crianças:

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